Sobre nós

O Grupo de arte mediúnica, Antônio Francisco Lisboa iniciou as suas atividades no segundo semestre de 1987, dentro da Comunhão Espírita de Brasília, contando com o incentivo dos fundadores da casa. Desde então, vem passando por transmutações que dilataram claridades de entendimento, fraternidade e união, ampliando os horizontes abençoados das oportunidades com Jesus. – Desvinculados da anterior Instituição desde agosto de 1999, fundamos o CENART – Centro de Arte e Estudos Transcendentais Antônio Francisco Lisboa, cujo nosso mentor é o próprio Aleijadinho. – Somos uma família e nossos corações repletam-se das alegrias de servir nesta Messe de Luz e deslumbramento, cônscios de nossas reais responsabilidades como médiuns, espíritas-cristãos.

Ao selecionarmos os trabalhos que deverão compor nossas exposições, obedecendo a rigoroso critério estabelecido pelos nossos irmãos artistas, somente os trabalhos na porcentagem de 60% e até mais elevada são expostos à visitação e venda. Para os nossos queridos artistas o que realmente importa na aquisição dos trabalhos mediúnicos é que a criatura identifique-se com eles, independente do artista que os inspirou, não havendo, assim, a preocupação com a assinatura das obras.

________________________________________

Médium – O médium psicopictográfico ou psicopictorio-gráfico, assim como em qualquer outra atividade mediúnica, necessita de certo preparo para a tarefa a ser desenvolvida. Os espíritos buscam aqueles que tenham algum conhecimento na área artística, aptidões ou que já as obtiveram no passado, posto que, a experiência adquirida o espírito jamais a perde. Em falta de estruturamento melhor, podem eles utilizarem-se de médiuns que têm à mão. Todavia, é natural que para as comunicações desta ordem, prefiram aqueles que lhes oferecem menos obstáculos materiais.

________________________________________

Funcionamento – O nosso trabalho tem a duração de uma hora e trinta minutos, sendo precedido de leituras preparatórias e prece inicial. Divide-se em duas etapas:

• A primeira compreende os estudos doutrinários e temas ligados à Arte; inclusive com apresentações de vídeos e trabalhos de artistas. Logo após este estudo, fazemos a leitura do Evangelho Segundo o Espiritismo (Allan Kardec); seguida de comentários e alusões enriquecedoras.

• A segunda etapa do trabalho destina-se à prática mediúnica propriamente dita, envolvendo a produção de obras artísticas inspiradas por diversos artistas.
Finaliza-se com a oração e a amostragem do que foi realizado, quando nos é oportunizado, identificar nas obras, revelações abençoadas, esclarecedoras sobre as mesmas.